sábado, 11 de julho de 2009

olhos de ressaca!

Ontem um amigo que nao falava havia muito tempo me encontrou no MSN...
por acaso a frase que eu usava como titulo era o nome de uma musica que adoro, Elephant Gun...usada na minisserie capitu.
Ele se chegou dizendo que quando eramos crianças, sempre achou que eu tinha olhos de cigana, obliquos e dissimulados. aquilo me chamou a atençao ao fato de que todos nos ja nos vimos em romance um dia...
Me atentei a personagem Capitu em Dom casmurro...
ai vai uma pequena descrição dela que achei na net.

"Capitu é construída para ser uma personagem esférica, complexa, labiríntica. Isso dificulta sua abordagem, não só para o marido, mas também para o leitor curioso. Bento caracteriza Capitu, na primeira parte, como uma jovem racional, inteligente, calculista, que lida facilmente com situações constrangedoras e que demonstra ser maquiavélica: capaz de tudo para atingir seus objetivos. "Olhos de cigana obliqua e dissimulada", "olhos de ressaca", metonímias e metáforas que desenham uma personagem enigmática e sedutora, capaz de trair. "

No fundo adorei ser comparada a Capitu, talvez nao seja a mais integra das personagens da nossa literatura, mas carrega um misterio que a faz viver em nossas memorias ate hoje.
e voce que esta lendo agora...
o que diria de Capitu?
inocente, ou culpada?
o ciume de Bentinho transfigurou a aparencia de Ezequiel?

quem sabe?
creio que nem o autor soubesse.
mas deixo aberto na sua cabeça!

Um comentário:

  1. Capitu era verdadeiramente puro sentimento, primeiros seus inpulsos, depois os outros, acho que é preciso sempre ter um pouco de capitu em cada um se não o mundo nao teria graça. quanto aos seus olhos, por trás dos oculos sempre ganham fantaisas rsrsrsrs.

    OBS: como assim a senhora mantem um blog nao me diz e ainda nao visita o meu, rsrsrsr

    ResponderExcluir